top of page
Buscar
  • Nando Rosa

Perdão – “Dê esse presente a você”

Atualizado: 21 de abr. de 2020



Existe vários usos para o perdão a depender do assunto em questão, porém o texto se refere a dor e mágoa. Nesse sentido, para mim é um livramento, a limpeza profunda da alma e por isso uma das coisas mais difíceis para a maioria do ser humano.

Quando não se perdoa, você está dizendo pra si:


Eu escolho continuar sofrendo por isso” – Faz sentido pra você isso?


As pessoas perdoam em grande parte pela conivência, ou seja, uma desculpa mais abstrata. O perdão incondicional, ou seja, sem condições, o perdão puro.... Esse é difícil.


O Perdão é uma escolha consciente de se desvincular, se separar por definitivo daquela dor.


Para perdoar, a pessoa tem que estar disposta a abrir mão daquela dor profunda.

Libertar o próximo ou a si mesma. É isso mesmo, libertar a si mesma. Existem pessoas que perdoam os terceiros até com uma certa facilidade, mas na hora de perdoar a si próprio, aí sim a coisa complica. Quando você perdoa alguém, você se livra de uma possível magoa, raiva, mas quando perdoa a si, está se livrando do medo do espelho, da vergonha de olhar pra si.

Acontece que muitas vezes a gente carrega sentimentos ruins em relação as certas memórias, que nos impede de caminhar, de evoluir, gera crenças que nos limita, nos faz sentir menor e a gente nem se dá conta disso.

Eu por exemplo, carreguei um sentimento ruim em relação a alguns acontecimentos em minha vida por anos. Uma dor que me consumia e que inconscientemente eu gostaria que fosse diferente. Me via como vítima perante essas coisas... Até que um dia me foi perguntado:


“O que te trouxe até o momento presente?

E eu contei a história com raiva e mágoa. E aí me perguntou em seguida:


“Se você pudesse voltar no tempo para essa situação ser diferente, você voltaria?”

E eu disse... CLARO!!! Sem pestanejar. Aí completou:


“mesmo sabendo que se fosse diferente, você não teria feito o que fez pra estar onde está e poderia não estar aqui agora?”

Nessa hora deu um estalo e vi que:

Aquilo foi a motivação de tudo que eu tinha buscado, conquistado e me fazia feliz e eu não abriria mão da minha vida atual por nada do passado. Então ressignifiquei, o que é ressignificar? Dar novo significado, sentido a uma coisa, perdoei e como mágica me senti tirando um peso no mesmo momento. E foi onde entendi o poder do perdoar e isso tem me ajudado muito na minha caminhada. As pessoas as vezes se isolam por causa de uma lembrança dolorosa, por não conseguir olhar as outras. Se sentindo culpado ou por não confiar naquelas que o(a) machucaram, podendo chegar a problemas mais sérios, como depressão e outras enfermidades.

Como disse anteriormente, perdoar é ressignificar. É restaurar a memória, transcender, escolher não sofrer mais por aquilo. Vi um vídeo uma vez que dizia:


As pessoas tem dificuldade em perdoar porque acreditam que ao perdoar, vão transformar o errado em certo, que vão amenizar a responsabilidade do agente pelo mal que fez e isso complica ainda mais quando o sujeito somos nós mesmos.

Perdoar no meu entendimento, é acreditar que a única coisa que levamos desse mundo é nossa consciência e nossos sentimentos e por isso temos o dever de limpar nossa alma antes de deixar esse plano. É a evolução da nossa essência. Escolher se desconectar da dor, é o único poder que o ser humano tem em relação ao mal cometido, independentemente de ter sido cometido por alguém ou si próprio.


Então use e abuse desse poder, se desconecte, ressignifique, evolua.


Perdoar não significa aceitar algo ou alguém de volta, pode até acontecer, mas não é o significado real.

Perdoar é se livrar das correntes do passado que te impedem de caminhar pro futuro.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page